quarta-feira, 6 de março de 2013

QUINTA COLUNA DO CASAMENTO

PAZ AMADOS, ONTEM DEVIDO AO UM DIA INCOMUM DE TEMPO, NÃO PUDE ATUALIZAR NOSSO ESTUDO SOBRE O CASAMENTO, PORTANTO, HOJE VAMOS POSTAR DUAS COLUNAS, UMA AGORA E OUTRA ANOITE, NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR E PRATICAR OK.


5ª coluna: Lealdade, companheirismo, com reciprocidade.












Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.Pv 17:1
        Dias atrás a TV noticiava um grande escandalo político, envolvendo altas autoridades do governo em corrupção e a Polícia Federal fazia prisões e mais prisões, sempre acompanhada da imprensa. Houve um caso que me chamou a atenção, um homem importante vinha sendo trazido preso, com algemas nos graços, e os reporteres querendouma declaração, uma imagem, para estamparem nos seus jornais falados e
escritos. De repente eis que surge uma mulher, a esposa daquele homem, e caminha ao lado dele, cobrindo o rosto dele com um paletó, de modo a preservá-lo e quando questionada ela disse: “eu sou esposa dele, e acredito nele.” Bom, independente do que ocorreu achei uma atitude maravilhosa daquela mulher, que buscou proteger o marido porque acreditava nele, não tendo medo de se expor publicamente, um grande gesto de amor.
         A isso chamamos de lealdade , companheirismo, que é algo muito forte e dá sustentação a um casamento. Aliás há quem diga que as mulheres realmente são mais leais do que os homens. Exemplo disso é quando um casal tem um filho especial, com alguma enfermidade que acabe tomando muito tempo da mulher. Em 95% desses casos, os maridos vão embora, largam a esposa com o filho. Isso é falha de caráter, falta de lealdade e companheirismo. Em outras palavras, quando a situação aperta eles pulam do barco. Mas também temos grandes exemplos de lealdade e companheirismo.Há maridos e esposas que se sacrificam um pelo outro, sem abandonar, sem murmurar. Quantas esposas estão nesse momento cuidando de um marido enfermo, quantas estão cuidando de um marido com o mal de alzaimer. Alguém me contou uma história que uma pessoa nessa condição recebeu um conselho para deixar a visita que faria para a esposa que estava internada com a tal doença para ser feita em outra oportunidade, e na insistência dizia: “Porque visitar agora, ela não sabe mais quem você é, a doença acabou com sua capacidade mental.” O Outro respondeu: “Ela não sabe mais quem eu sou, mas eu sei quem ela é, tudo o que ela representa para mim”.Que exemplo de companheirismo!! Há vida nos revela surpresas boas e também más, e para todos os momentos da vida importa termos alguém com quem possamos contar, isso nos dá o senso de não estarmos sós, sabemos que temos conosco alguém com quem poderemos contar, alguém que nos ama e quer o nosso bem. Pessoas tem adoecido com depressão e angústias por não terem com quem compartilhar os momentos importantes da vida, bons e maus. Geralmente são pessoas que não sabem fazer amigos.
Quem quer ter amigos tem que ser amigo.
O melhor amigo que se possa imaginar é o cônjuge, pois este é aquele que está com você num pacto de fidelidade, aquele que te conhece e sabe seus defeitos e virtudes. O cônjuge deve ser o confidente, o amigo leal, aquele que não abandona quando as circunstâncias não são boas. Muitos que pensamos serem nossos amigos somem diante das adversidades, da falta de dinheiro ou da doença, mas o cônjuge permanece ali , firma ao seu lado, fazendo o melhor para resolver a crise. Como a a própria palavra diz, cônjuge é aquele que está conosco no mesmo jugo, na mesma canga, aquele caminha na mesma direção, que divide o peso conosco.
          Salomão nos ensina que o cordão de três dobras não se arrebenta com facilidade, isto é , quando as nossas forças estão somadas, em unidade, nos tornamos mais fortes e com melhores chances de vencermos as dificuldades da vida. Veja o texto: Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro: mas ai do {que estiver} só; pois, caindo, não {haverá} outro que o levante.Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um {só} como se aquentará?E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.Eclesiastes 4: 9-12 Ilustração: Na guerra...
- Meu amigo ainda não regressou do campo de batalha, senhor. Solicito permissão para ir buscá-lo, pediu um soldado ao seu superior.
- Permissão negada, soldado, respondeu o oficial, não quero que você arrisque a sua vida por um homem que provavelmente já está morto.
O soldado, desconsiderando a proibição, saiu e, uma hora mais tarde, voltou transportando o cadáver de seu amigo.
O oficial ficou furioso:
- Eu te disse que ele já estava morto! Agora, por causa da sua indisciplina, você ficará preso e enfrentará a corte marcial. Valeu a pena, soldado, só pra resgatar um cadáver?
E o soldado respondeu:
- Senhor, quando encontrei o meu amigo ele ainda estava vivo e pode me dizer: "Eu sabia que você viria!"
Quem tem um amigo, verdadeiramente amigo, pode contar com ele no momento da angústia.
Esse é um dos benefícios do casamento, ter alguém com quem se possa contar nos momentos de infortúnio. Alguém que sente a tua dor, que chora junto, que vibra contigo, que sonha os teus
sonhos, alguém que tem muito de ti dentro de si, alguém que seja mesclado, misturado contigo, alguém que tem tanto do outro que se torna um com ele.


AGORA VAMOS ORAR JUNTOS: SENHOR DEUS E PAI ETERNO, DEUS DE TODA A TERRA, QUEREMOS LHE AGRADECER POR TUDO QUE TENS FEITO, FAZ E IRÁ FAZER EM NOSSAS VIDAS, PAI QUEREMOS PAI SER INCOMODADOS PAI PARA SERMOS MAIS COMPREENSIVO COM NOSSO CONJUGUE, MAIS COMPANHEIRO E POSSAMOS NOS COMPREENDER, POIS SABEMOS QUE SOMOS IMPERFEITOS, MAS CREMOS QUE TEMOS UM DEUS PERFEITO QUE TUDO PODE EM NOSSA VIDA, OBRIGADO POR TUDO, AMEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário