domingo, 3 de março de 2013

Coluna 03: Casal com fortes valores morais.

PAZ AMADOS, IREMOS COLOCAR HOJE A TERCEIRA COLUNA DE UM CASAMENTO, TENHO CERTEZA DE QUE COMO JÁ ESTÁ OBTENDO RESULTADOS POSITIVOS EM ALGUNS LEITORES, IRÁ ACONTECER EM SUA VIDA TAMBÉM, PORTANTO, ME MANDE UM E-MAIL, COMENTE OS ESTUDOS PARA EU PODER LHE AJUDAR, COMO JÁ ESTOU AJUDANDO LEITORES COM PROBLEMAS FAMILIARES. PAZ A TODOS.

Coluna 03: Casal com fortes valores morais.
“Manterei minha retidão, e nunca a deixarei; enquanto eu viver, a minha consciência não me repreenderá.” Jo 27:6.
     Os estudiosos e pesquisadores têm concluído que casais que cultivam valores morais fortes, geralmente, mantém um relacionamento estável por longos períodos, senão dizer, por toda uma vida.
Por sua vez, casais que não se importam muito com tais valores, que relativizam princípios importantes e cujo hedonismo (vale tudo desde que me dê prazer) é exacerbado, o casamento não costuma durar por muito tempo.
     Quando o casal cultiva valores morais como honestidade, justiça de conduta, sinceridade, lealdade, verdade, bondade, compaixão, perdão, perseverança, paciência, discrição, fidelidade, e outros tantos valores, então, a tendência é que seu relacionamento irá ser bem sucedido, pois não vivem uma vida de hipocrisia, fingimentos e enganos, que geram desconfiança e intrigas, roubando assim a alegria de se estar vivendo juntos.
     Por falta de valores morais fortes, pessoas desistem de um casamento que poderia dar certo, bastando para isso um compromisso com a mudança de atitudes. Já tratei com pessoas que falavam em largar do marido por problemas pequenos e passageiros, também já orientei outras que ameaçavam trair o marido por se sentir mal amada, sem, no entanto, buscar solucionar o problema através do diálogo.

     Isso é falta de caráter. A verdade é que algumas pessoas criam outros problemas ao invés de resolverem o que já existe dentro de seus relacionamentos.
     Penso que devemos tratar a nossa integridade como algo inegociável, abandonar todo tipo de trapaça e falcatruas, não compactuar com o mal, falar e viver a verdade mesmo quando isso possa nos prejudicar. Paulo fala disso: “Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano.” I Co 6:7. Ele está dizendo da vergonha que é os irmãos viveram em brigas nos tribunais humanos, para ele seria melhor ficar com o prejuízo  com o dano, do que ver tais coisas acontecendo. Outros há que mantém a sua retidão até que cheguem as pressões, porém não têm estrutura suficiente para se conservarem honestos e sinceros e logo sucumbem.
Encontramos na Bíblia a história de um marido integro, mas casado com uma mulher que não soube se manter em fidelidade, falamos aqui de Urias e Bate Seba.
Veja sua história:
“E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à
vista.E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi.Vindo, p ois, Urias a ele, perguntou Davi como passava Joabe, e como estava o povo, e como ia a guerra.Depois disse Davi a Urias: Desce à tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo lhe foi mandado um presente da mesa do rei.Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor; e não desceu à sua casa.E fizeram saber isto a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então disse Davi a Urias: Não vens tu duma jornada?
Por que não desceste à tua casa?E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei
tal coisa.Então disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e à tarde saiu a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa.E sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mão de Urias.Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para
que seja ferido e morra.” 2Sm11:1-15
Entendamos a história: Urias estava na guerra, e provavelmente Bate Seba, sua mulher, vivendo um tempo de carência afetiva e sexual, e não cuidou de se manter honesta naquele momento especial de sua vida, e deu causa a um adultério com o Rei Davi, sendo negligente e facilitando para que ele a visse nua
tomando banho.
     Depois de consumado o adultério e recebida a notícia que ela estava grávida, Davi tentou ajeitar as coisas e chamou Urias e mandou que ele descansasse um pouco e fosse dormir em sua casa, desejando com isso justificar a gravidez, porém, Urias era um homem íntegro, e disse ao Rei que jamais se deitaria com
sua mulher enquanto homens estavam lá no fronte da batalha, lutando até as últimas conseqüências por uma vitória sobre o inimigo, e ele como guerreiro se deliciando com sua mulher. Olha só que postura de um homem decente, reto e justo!
Que coisa tremenda este homem! Nem mesmo bebado ele
perde a integridade de guerreiro; não é sem motivo que a bíblia se refere a ele como um herói.
Mas o resto da história você sabe, Davi foi tão convarde e injusto que escreveu uma carta ao comandante Joabe e mandou que o próprio Urias a levasse, e naquela carta estava a sua sentença de morte.
Deus se aborreceu com isso, e quando nasceu o filho de Davi e Bate Seba, Deus o recolheu e provocou um grande sofrimento no casal.
 Encontramos na Bíblia exemplos poderosos de casais que mantiveram a sua integridade mesmo diante das pressões e circunstâncias adversas.
Jó também era um caso desses; sua esposa vendo que tudo estava indo de mal a pior mandou que ele abandonasse a sua integridade, amaldiçoasse a Deus e morresse, mas ele retrucou dizendo que ela deveria estar louca para falar algo assim. A integridade de Jó fez com que o seu casamento se sustentasse
até o fim dos seus dias, a crise passou, a retribuição de Deus chegou e eles estavam juntos como marido e mulher e assim geraram mais dez filhos. Outro dia um marido me disse: “Pastor, minha mulher é linda no seu interior e isso me basta. Sou apaixonado por ela, por aquilo que ela é enquanto pessoa humana e não só pelo prazer que o seu corpo possa me oferecer.” Eu achei muito bonito isto, numa geração que valoriza o exterior, a superciliadade, onde tudo é descartável, encontrarmos alguém valorizando a beleza moral de sua esposa.
A verdade é que somos atraídos não só pela beleza das pessoas, mas também pelas suas virtudes e o apóstolo Pedro recomenda que as mulheres não façam de sua beleza física uma prioridade, mesmo porque à medida que envelhecemos a beleza vai se transformando em outro tipo de beleza. Ele recomenda que as mulheres busquem a beleza interior, ou seja, acrescentem valores morais em suas vidas. Veja o texto:
Considerando a vossa vida casta, em temor.O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para
que não sejam impedidas as vossas orações.Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus
lábios não falem engano.Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a.I Pe 3:1-7
Quando um homem dá valor à retidão de conduta, ele não se contenta só com a beleza física de uma mulher, mas exige algo mais, que são os seus atributos de caráter moral e espiritual, e isso tem sustentado muitos casamentos.
Vamos conferir o resultado de uma pesquisa feita com 15.000 pessoas de ambos os sexos, na faixa etária de 17 a 60 anos, e veja o que homens procuram em suas parceiras e também o que as mulheres procuram nos homens: O que os homens procuram (por ordem de importância):
1-Personalidade, bom caráter
2-Boa aparência
3-Inteligência
4-Humor
5-Corpo bonito
Perceba que a beleza física não é a principal virtude que um homem busca em uma mulher, mas sim a sua personalidade.
O que as mulheres procuram (por ordem de importância):
1-Personalidade, bom caráter
2-Humor
3-Sensibilidade
4-Inteligência
5-Corpo bonito
     Acontece que a mídia fala tanto em beleza física, valorizando o corpo e as formas para vender seus rodutos, que nós começamos a acreditar que a beleza física é tudo, em detrimento do que é mais importante, que são os valores morais da pessoa.
     Fico imaginando a situação daquela mulher Abigail , I Sm25, cujo marido era Nabal, um louco, de acordo com o nome e de acordo com seu caráter. Com sua avareza negou uma ajuda a Davi quando este fugia de Saul, não reconhecendo que de alguma forma o grupo de Davi servia como protetores de seu
rebanho e custaria muito pouco para retribuir a bondade daquele que estava a caminho do trono de Israel.          Davi, cheio de ódio preparou a sua tropa para arrasar com toda a família e a propriedade dele, mas quando Abigail soube dessa ameaça, foi ter com ele e pediu misericórdia  Sabe o que Nabal fazia nesse meio tempo, quando bêbado e fazia festa, sem se dar conta do mal que estava chegando. 
Abigail deixa claro que estava infeliz pela pobreza moral de seu marido, envergonhada do seu comportamento, um homem duro, maldosos, intratável, então Deus mesmo deu um jeito de tirá-lo desta terra e deixar a sua esposa livre para ser feliz com outro homem, no caso , o próprio Davi que a tomou para si como esposa, uma mulher honrada e dona de uma grande beleza.
Para concluir, quando valores morais fortes estão presentes em ambos, marido e esposa, isto constitue-se em coluna de sustenção que vai manter o casamento firme por longo tempo, daí a necessidade de cada cônjuge buscar firmar seus valores quando chegar os dias maus, esses valores darão suporte para a
continuidade do seu casamento. E conforme mostrou a pesquisa, além de que facilitar o relacionamento ainda atrai o coração de um para com o outro, gera respeito e admiração, que é o que mais se procura.


A PAZ A TODOS E UM ÓTIMO DOMINGO A TODOS